Laboratório da carne

Análises, Consultoria e Treinamento para Indústrias de Produtos Cárneos.

Medidor de Atividade de Água:

Medidor de Atividade de Água

Equipamento que mensura a atividade de água (aW) em uma amostra de alimento. A atividade de água dos alimentos tem grande influência na sua deterioração, podendo acelerar processos de oxidação (proteica e lipídica) e proliferação microbiana dos produtos cárneos. Conhecer a atividade de água do seu produto permite estimar a vida de prateleira e definir melhores estratégias de conservação.

Agitador Magnético: equipamento utilizado para agitar soluções químicas automaticamente por períodos prolongados.

Agitador Magnético

Equipamento utilizado para agitar soluções químicas automaticamente por períodos prolongados.

Colorímetro Portátil

Colorímetro Portátil

Este equipamento mede a coloração dos alimentos de acordo com a escala CIE L* a* b* de parâmetros de cor, em que L* informa a luminosidade que varia do preto ao branco, a* diz respeito à variação do verde a vermelho e b* está relacionado à variação do amarelo ao azul. A coloração dos alimentos cárneos é um dos maiores atrativos para o consumidor no ato da compra, por isso é tão importante. Além disso, conhecer a cor de um produto e até mesmo monitorar sua evolução ao longo do tempo permite saber o seu grau de frescor e definir ações para melhorar a sua conservação.

Medidor de pH Portátil

Medidor de pH Portátil

Equipamento que permite conhecer a acidez dos alimentos pela medição do pH. Ao se determinar se um alimento cárneo possui acidez (pH ≤ 7) ou alcalinidade (pH ≥ 7), é possível saber se o mesmo se encontra dentro dos padrões determinados pelas agências reguladoras ou se há alterações da qualidade como a contaminação microbiana.

Estufa de secagem

Estufa de secagem

Equipamento é utilizado principalmente para a secagem de amostras de alimentos e assim realizar a determinação da umidade dos produtos cárneos. Determinar a umidade dos produtos alimentícios é de extrema importância tanto para que se possa analisar e conhecer outros parâmetros de sua composição como teor de gordura e de proteínas, quanto para saber se os mesmos foram elaborados ou se encontram dentro dos padrões das agências reguladoras.

Sistema de Osmose Reversa

Sistema de Osmose Reversa

Este é um sistema bastante complexo utilizado para realizar a purificação da água a ser consumida nas análises laboratoriais, de modo a se obter a água destilada. A utilização de água destilada, ou seja, livre de impurezas, é essencial para a realização de muitos ensaios dentro do laboratório, possibilitando resultados mais precisos.

Microdigestor Kjeldahl

Microdigestor Kjeldahl

 O bloco digestor de Kjeldahl é utilizado para a digestão de amostras que visam a determinação do teor proteico dos produtos cárneos. Estas análises se baseiam na determinação do nitrogênio proteico presentes na carne. Em se tratando de produtos cárneos, o conhecimento do teor de proteína é essencial.

Texturômetro

Texturômetro

O texturômetro é um equipamento muito importante para avaliar a qualidade de carne e produtos cárneos. Com ele é possível verificar o grau de maciez da carne por meio das metodologias de força de cisalhamento e a slice shear. Também é possível conhecer outros parâmetros importantes da textura do produto como a capacidade de deformação, por meio dos testes de força de compressão.

Churrasqueira Char-Broil

Churrasqueira Char-Broil

Esta é uma churrasqueira a gás utilizada para preparar as amostras de carne para as análises sensoriais de cor, odor, sabor e textura, ou memos para as análises instrumentais dos parâmetros de cor pelo uso do colorímetro e da textura, pelo uso das metodologias utilizadas com o texturômetro.

Termômetro laser

Termômetro laser

Aparelho utilizado para medir a temperatura dos produtos cárneos e carcaças a distância.

Pares termoelétricos:

Os pares termoelétricos são conjuntos de sensores e termômetros que são acoplados às amostras de modo a monitorar a sua temperatura interna e assim permitir conhecer o ponto ótimo de cocção para a realização das análises.

Serra de fita vertical:

Serra de fita vertical

Este equipamento é utilizado para o preparo e corte das peças de carne, visando a produção dos cortes e amostras a serem utilizadas durante as análises laboratoriais.

Banho Termostatizado:

Banho Termostatizado

O banho termostatizado é um equipamento que contém água e que permite o aquecimento ou a refrigeração de equipamentos e amostras de produtos cárneos para uma adequada realização das análises.

Multiprocessador de alta performance

Multiprocessador de alta performance

Este é um equipamento que realiza a dispersão ou a moagem/trituração da carne, permitindo uma excelente homogeneização das diferentes partes das amostras, o que é essencial para manter a precisão das análises.

Notícias

Links

Eventos

Telefone:
19 98181-9417

e-mail:
contato@labdacarne.com.br